Você já parou para pensar nas seguintes frases?: "gostaria de um área social mais agradável para receber visitas", "adoro cozinhar, mas minha cozinha não é nada prática", "não tenho espaço para confraternizar com minha família e amigos", "gostaria de construir, mas não sei por onde começo", "gostaria de reformar, mas não sei se o custo vale a pena", estas e outras afirmações são naturais já que durante a vida passamos por inúmeras mudanças na vida e em nossos espaços.
(Imagem: Curso Construir)
Abaixo irei citar os 3 principais motivos para contratar um arquiteto que podem te ajudar a escolher um serviço mais "enxuto" com menor custo ou um serviço mais completo, dependendo da sua necessidade.
“A arquitetura é a arte que determina a identidade do nosso tempo e melhora a vida das pessoas” Arqº Santiago Calatrava
1 - ESPAÇOS ESTÉTICOS QUE CUMPREM SUA FUNÇÃO
Um espaço bonito, enche os olhos, traz conforto visual para as pessoas, pode ser uma mescla de tons, texturas, objetos e iluminação que combinam muito bem entre si, possuem harmonia e trazem a sensação de conforto, mas será que isso basta? E a resposta é: não. Um espaço bonito só existirá se houver um bom acabamento de marcenaria ou móvel planejado, uma pedra instalada da maneira correta, os revestimentos paginados com alinhamentos e recortes feitos nos lugares certos, um estudo de ergonomia para que haja circulação adequada entre os móveis, estudo de iluminação natural e artificial que dependendo do ambiente pode alterar muito a quantidade e intensidade das lâmpadas, estudo dos ventos para que aquele ambiente fique sempre saudável, fresco e sem a necessidade de utilizar constantemente o ar condicionado.
Para dar um exemplo das funções dos espaços, vamos pensar em uma brinquedoteca, um ambiente para as crianças brincarem e se divertirem. Não iremos colocar estofados tão claros, para que elas possam brincar a vontade e os pais poderem oferecer suco de uva sem medo! rsrs
Também colocaremos os brinquedos em alturas mais baixas para que eles tenham autonomia de escolher com o que querem brincar, cores que incentivem a criatividade e a curiosidade e uma iluminação direta para que brinquem com segurança e tenham boa visibilidade de suas atividades, mas também uma opção de luz indireta para assistirem TV e até cochilarem confortavelmente.
Este é apenas um exemplo de ambiente, porém para cada ambiente devemos pensar em todos os detalhes, pois existe um mundo de informações e o arquiteto irá auxiliar nestas tarefas para pensar junto ao cliente e de acordo com cada necessidade.
(Imagem: Viva Decora)
2 - PROJETOS PEQUENOS x PROJETOS GRANDES x PREÇO x VALOR
Para fechar um projeto você vai encontrar diversos profissionais no mercado, com diversos preços, diversas formas de trabalhar, de te atender e de oferecer os serviços de acordo com o que necessita. Primeiro busque entender a sua necessidade, por exemplo: uma consultoria para escolher cores de tintas e itens decorativos de um ambiente; uma pequena reforma de um ambiente, uma grande reforma de toda residência, apartamento ou comércio; uma construção de uma residência a partir do zero, ou uma construção de uma área gourmet do zero. Se sua necessidade for uma área menor com poucos itens para alterar, você pode optar por pacotes de projeto menores, com preços mais acessíveis, pois terá menor quantidade de informação nos detalhamentos.
Se for fazer uma grande reforma que precise verificar estrutura, hidráulica e elétrica, fique atento! São itens importantíssimos de um projeto para serem vistos e revistos com calma, pois qualquer erro de execução nestes itens podem gerar muita dor de cabeça! 😨E ninguém quer passar por esse stress! Nesta hora pense bem em sua contratação e busque pacotes de serviços mais completos onde o custo será mais alto, porém o valor do projeto e a quantidade de detalhes também será maior.
3 - VALORIZAÇÃO DO SEU IMÓVEL
Este item pensa no futuro! O que fará com seu imóvel daqui a 5, 10 ou 30 anos? Será que essa será sua casa para sempre ou pretende se mudar no futuro? O projeto ideal para aqueles que pensam no futuro, que talvez um dia possam vender sua casa é um projeto atemporal, ou seja, possui características que mesmo com o passar dos anos nunca saem de moda. Os ambientes devem ser muito bem distribuídos, assim como os fluxos de circulação entre eles, afinal, queremos muita praticidade e funcionalidade, não é mesmo?. Lembre-se que poderá deixar a casa com a sua cara também com objetos e móveis soltos, por isso os itens que são fixos à casa poderão ser mais neutros como os pisos e revestimentos.
Para a valorização do seu imóvel um combo destes principais itens deverão ser pensados pelo profissional que irá projetar sua residência, como: posição solar, para que a casa são receba radiação direta nos dias mais quentes do ano; ventilação natural, posicionamento das portas e janelas que farão com que os ambientes fiquem saudáveis e fresquinhos; ergonomia, onde os móveis irão se encaixar ao ambiente de maneira harmônica e haverá espaço para circulação das pessoas tranquilamente e realização de cada tarefa dentro dos ambientes; estética, onde os volumes, cores e texturas deverão conversar entre si;
#residencia #projetoresidencial #projetocomercial #funcionalidade #estetica #valorizacaoimovel #contratararquiteto #aquitectura #arquiteturasorocaba #arquiteturainterior #arquiteturasaopaulo #preçovalor
Comentários